quinta-feira, 30 de maio de 2013

Depoimentos

Depoimento sobre experiência de leitura: Somos constituídos pela história e pelo tempo; assim como afirma Terry Eagleton , em Teoria da Literatura - uma introdução," a linguagem sempre preexiste em relação a nós: ela está sempre em seu lugar, esperando para nos atribuir nossos lugares dentro dela." Meu lugar na linguagem me foi atribuído em um sublime momento de narrativas infantis, momento em que meu pai lia para mim, pois eu ainda não dominava o código escrito. Depois da doce lembrança do contato desse meu eu mais ingênuo com aquela voz que me parecia ser única e especial no mundo, passei a desvendar, eu mesma, o mundo das letras. Então um mundo se descortinou e não parei mais de ler, a leitura preenchia uma lacuna, talvez uma lacuna de meu próprio ser, em busca de respostas ainda hoje irrespondíveis. Minha última experiência de leitura foi o romance do afegão Khaled Hosseini, neste final de semana - uma leitura de entretenimento e, através das palavras do outro, novamente adentrei-me no mundo islâmico, em histórias de perdas, reencontros, vida e sofrimento. O silêncio das montanhas - nome do livro - revelou meus silêncios interiores, minha dor pelas histórias alheias, cheias de vidas mal vividas, solidões e desencontros. Não me lembro, exatamente, como dominei o código escrito, a magia da experiência apagou-se da memória e deixou apenas - e isso é tudo - a habilidade leitora. E assim, me construo, desconstruo e ensino outros a se decomporem em personagens, narrativas, aventuras, segredos e a um olhar mais aguçado para o mundo e suas incríveis realidades. Por: Maria Ap. Nasser de Melo (Cidinha Nasser)

Um comentário:

  1. Sempre gostei de ler... Quando criança meus avós me contavam histórias. Naquela época não tinhamos televisão e após o jantar, reuniamos para sessão de novas histórias. Adorava e ficava imaginando os personagens, suas roupas, seus costumes, suas moradias, era um mundo novo e encantado para mim.
    Mais tarde, no "ginásio", fui motivada a ler por uma professora de literatura, Sra. Silvia Canesin. Me tornei assidua na biblioteca da escola... Comecei a ler José de Alencar, Machado de Assis, Érico Verissímo e outros e me fascinei pelos livros. Fui incentivada pela mesma professora a fazer o curso de letras e hoje tento instigar os meus alunos a descobrir a leitura.
    A experiência literária é magica. Ler para mim é maravilhoso, pois nos proporciona a refletir sobre o homem e suas complicações, penetrar nos obstáculos da vida e seus problemas. Nos ajuda a desenvolver o senso do belo e do humor, bem como a compreensão sobre as questões em relação à natureza, às emoções e ao próximo.
    Sempre tenho um livro na cabeceira ...Leio qualquer tipo de literatura!!!
    Professora Maria Imaculada Bigoli

    ResponderExcluir