quinta-feira, 20 de junho de 2013
Situação II
SITUAÇÃO DIDÁTICA: MEU PRIMEIRO BEIJO (ANTONIO BARRETO)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – MEU PRIMEIRO BEIJO (ANTONIO BARRETO)
http://letras.mus.br/ivete-sangalo/1351609/
Ivete Sangalo
Quando eu te pegar você vai ver, você vai ver
Ai de ti, ai de ti
Vai se amarrar só vai querer saber de mim
Você vai se dar bem e eu também
Você vai se dar bem e eu também
Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou
Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou
Quando amo é pra valer
Quando amo é pra valer
Dou carinho, me entrego
Faço o amor acontecer
Quando amo é pra valer
Quando amo é pra valer
Dou carinho, me entrego
Faço o amor acontecer
Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca
Quando eu te pegar você vai ver, você vai ver
Ai de ti, ai de ti
Vai se amarrar só vai querer saber de mim
Você vai se dar bem e eu também
Você vai se dar bem e eu também
Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou
Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou
Quando amo é pra valer
Quando amo é pra valer
Dou carinho, me entrego
Faço o amor acontecer
Quando amo é pra valer
Quando amo é pra valer
Dou carinho, me entrego
Faço o amor acontecer
Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca
Vamos namorar, beijar na boca
Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou
Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou
Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha desse jeito que sou
Número de aulas previstas: 6 a 8 aulas
Público-alvo: 8º e 9º anos do EF
Meu Primeiro Beijo (Antonio Barreto)
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eun nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. – Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 1
1º momento – sondagem ou antecipação
• Quem já deu o primeiro beijo?
• Você se lembra:
• Onde?
• Com quem?
• Quando?
• O que você sentiu?
• O beijo tinha gosto?
Gênero - Ativar conhecimentos prévios sobre o gênero
• Onde encontramos esse tipo de texto? Onde costuma veicular?
• Quem são os possíveis leitores (público –alvo)
• Vocês já leram outros textos como este?
• Você sabe o que é uma crônica?
2º MOMENTO: OBJETIVO E ESTRATÉGIA DA LEITURA
(com objetivo de identificar informações implícitas e explícitas)
Faça a leitura: individual, coletiva ou compartilhada, de acordo com que o professor solicitar.
Com base no texto responda no seu caderno:
• A personagem fala de seu primeiro beijo. Onde e como foi?
• Descreva a sensação que elas experimentaram.
• Identifique palavras ou expressões desconhecidas no texto.
• Qual o tipo de linguagem utilizada? Formal ou informal? Exemplifique ou Justifique o seu uso.
(cotidiano, veículos em que circulam)
• Você consegue identificar as características desse gênero textual?
Pesquisa em grupo (ou a critério do professor)
• Beijos em diferentes culturas e épocas .
• O beijo sobre a ótica da Ciências, Arte, História ou outra disciplina.
3º MOMENTO – PRODUTO FINAL
Nosso trabalho resultará em uma exposição denominada O DIA DO BEIJO NA ESCOLA
Vocês deverão apresentar:
• Peças teatrais;
• Declamações de poemas;
• Clipes de cenas de beijo;
• Músicas;
• Depoimento membro da comunidade (pais, avós, tios) de como foi o primeiro beijo (pessoal ou filmado).
Bibliografia:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-8UT;
http://raqueleumesmaaunicahotmailcom.blogspot.com.br/2012/06/normal-0-21-false-false-false_3797.html;
Caderno do Professor e do Aluno, volume I, Língua Portuguesa.
CURSO: MELHOR GESTÃO - MELHOR ENSINO
Grupo de trabalho:
• Antônio Carlos de Oliveira
• Marcia Aparecida Menezes Duarte Silva
• Maria Imaculada Bígoli
• Silvana Carmen Tavares
• Vera Lúcia da Silva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário