quinta-feira, 20 de junho de 2013

Situações de Aprendizagem

Crônica “Pausa” de Moacyr Sclair. Tempo Previsto: De 4 a 6 aulas. Conteúdo: Traços característicos do Gênero Narrativo: Crônica. Habilidades : Ativação de conhecimento de mundo. Localização de informações; comparação de informações; generalizações. Reconhecer os elementos da narrativa. Identificar : a tipologia narrativa e distinguir os gêneros narrativos (crônicas, contos, fabula, etc). Metodologia: Roda de Leitura e Leitura compartilhada. Atividades: 1 – O que você entende por pausa? 2 – Na sua vida, o que precisa de pausa? 3 –Após organizada a roda de leitura , faça a leitura do texto de acordo com as orientações do professor ( Que deverá ser de forma compartilhada). 4 – Identifique os elementos da narrativa presentes no texto. 5 – Identifique o foco narrativo. Justifique sua resposta com trechos do texto. 6 – O texto trata de tema do cotidiano? Qual? 7 – Faça uma comparação do texto lido com os textos complementares selecionados pelo professor, destacando os traços de intertextualidade. 8 – Qual a intenção do narrador ao relatar esse episódio da vida do personagem Samuel? 9 – Faça uma análise crítica sobre o texto referente as atitudes de Samuel com relação à sua esposa e ao gerente do hotel. 10 – Socialize sua resposta anterior com os colegas de sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário