quinta-feira, 20 de junho de 2013
Situações de Aprendizagem
Crônica “Pausa” de Moacyr Sclair.
Tempo Previsto: De 4 a 6 aulas.
Conteúdo: Traços característicos do Gênero Narrativo: Crônica.
Habilidades :
Ativação de conhecimento de mundo.
Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
Reconhecer os elementos da narrativa.
Identificar : a tipologia narrativa e distinguir os gêneros narrativos (crônicas, contos, fabula, etc).
Metodologia: Roda de Leitura e Leitura compartilhada.
Atividades:
1 – O que você entende por pausa?
2 – Na sua vida, o que precisa de pausa?
3 –Após organizada a roda de leitura , faça a leitura do texto de acordo com as orientações do professor ( Que deverá ser de forma compartilhada).
4 – Identifique os elementos da narrativa presentes no texto.
5 – Identifique o foco narrativo. Justifique sua resposta com trechos do texto.
6 – O texto trata de tema do cotidiano? Qual?
7 – Faça uma comparação do texto lido com os textos complementares selecionados pelo professor, destacando os traços de intertextualidade.
8 – Qual a intenção do narrador ao relatar esse episódio da vida do personagem Samuel?
9 – Faça uma análise crítica sobre o texto referente as atitudes de Samuel com relação à sua esposa e ao gerente do hotel.
10 – Socialize sua resposta anterior com os colegas de sala de aula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário