quinta-feira, 20 de junho de 2013

Situação III

Sequência didática para o trabalho com a leitura - Compreensão de texto Avestruz (Mário Prata)7ª série/ 8º ano Compreensão leitora Atividade I Sondagem O professor irá questionar oralmente e registrará as respostas na lousa. 1.1 Ativação do conhecimento prévio; antecipação e predição. A respeito do gênero;(O que é uma crônica?/ Já leram?/ É um texto longo?/ Que tipos de assuntos apresentam?...) A respeito do autor; (Já ouviram falar de Mário Prata?/ Já leram algum texto escrito por ele?/ Qual é seu estilo?...) A respeito do título: “Avestruz” ( O texto vai falar sobre o quê?/ Vocês conhecem a avestruz? Já viram uma? Como são? Onde vivem?...) Leitura compartilhada 1º parágrafo, o professor fará perguntas para: Levantamento de hipóteses, comparações de informações, generalizações, produção de inferências locais e globais. (Qual presente?/ É comum este tipo de presente?/ Por que a culpa era do narrador? ) Direcionar outros questionamentos à medida que a leitura aconteça. Atividade II O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos (o que vocês acham que ele pediu?), uma avestruz. (Isso é comum?) Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha (Por que a culpa era dele?) Sim porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu as avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto. 1º nível de leitura: localização de informações explicitas 2º nível de leitura: questões de inferências (é comum?/ é possível criar uma ave em um apartamento?/Se o filho morava em Higienópolis, como viu a ave em Floripa? 3º nível de leitura: valorização: Por que o menino só muda de ideia a partir do conhecimento dos hábitos alimentares da ave? Você agiria da mesma forma? (Avaliação do processo) Continua na próxima página

Nenhum comentário:

Postar um comentário